FORMATURAS

Cerimônia de Formatura

A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista. A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da jornada, com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória. Assim o cerimonial de formatura é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena.

Para que esses locais de eventos tão importante aconteça como foi idealizado pela turma de formandos, é preciso planejamento da decoração de formatura e também que se siga o protocolo do cerimonial da festa formatura da sua instituição. O cerimonial da empresa de formatura é cheio de significados e símbolos, nas cerimônias oficiais de Outorga de Grau, os formandos devem trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, bacalau branco e capelo, que é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau. A classificação das cores à inclusão referente às áreas de conhecimento segue as normas do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, sendo:

* Vermelho – corresponde à inclusão de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística e Artes conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do MEC

* Verde – corresponde à inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológica conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC

* Azul – corresponde à inclusão de Ciências Exatas e da Terra Ciências de Engenharia e Tecnologia conforme terminologia adotada pelo Censo educacional do MEC

 

Os atos protocolares, ditos obrigatórios do Cerimonial de formatura, conduzidos por um mestre de cerimônias, são os seguintes:

Abertura

Composição de mesa

Entrada de Formandos

Ato cívico

Abertura da sessão

Orador da turma

Juramento

Outorga de grau

Homenagens

Discursos

Apresentação dos novos profissionais

Pronunciamento do reitor e encerramento

Saída dos novos profissionais

 

Mesa Diretora

Algumas autoridades têm lugar assegurado pelo protocolo acadêmico, são elas:

Reitor

Vice-reitor

Diretor

Patrono

Paraninfo

 

É de responsabilidade da Comissão de Formatura convidar cada um dos integrantes que compõem a mesa diretora assim como os homenageados.

Patrono(a)

O patrono é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta.

Paraninfo(a)

O paraninfo de turma, em geral, é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma; escolhe-se por unanimidade ou eleição direta.

Quem são os homenageados e como escolhê-los?

Os homenageados docentes e funcionais são pessoas da faculdade, ou relacionadas a ela, que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo; são escolhidos por unanimidade ou eleição direta.

Quem faz uso da palavra na cerimônia?

Algumas personalidades têm voz obrigatória; o presidente da mesa, o patrono, o paraninfo, o orador da turma, o juramentista e outras personalidades enumeradas no cerimonial.

Quem pode ser o orador(a)?

Qualquer formando poderá ser orador desde que escolhido pela turma. Segundo dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloqüente; tribuno”.

Desta forma, escolha o orador adequado para sua formatura.

Juramentista

Formando que possui boa dicção, fluência verbal, seja desinibido e que goste de falar em público. Este terá que ler o juramento e receberá da mesa diretora a imposição do grau representando todos os formandos no dia do Cerimonial.

 

Festa

Quem esta se formando na família, filhos, irmãos, seus pais? Seja quem for, não deixem de comemorar, pois este é um momento único, de grande valor para todos os envolvidos, é claro, especialmente para o formando. Mas, como organizar sua festa de formatura?

Em primeiro lugar faça suas contas e determine quanto você dispõe para organizar a festa de formatura, feito isto programe-se com antecedência, dependendo da formatura que pode ser a nível de primeiro, segundo ou terceiro grau, é que vai ser definido o estilo da festa.

Sua festa de formatura não precisa ser necessariamente uma ocasião formal, você pode optar por uma confraternização mais informal, mais a vontade, somente com amigos, sem muita pompa e circunstância, mas tudo deve ser combinado antes com a família. Especialmente se o formando for jovem, os pais devem estar a par de suas preferências, e caso haja discordância neste sentido, proponha uma festa de formatura para a família, e após uma esticada com a sua turma, para uma comemoração com seus amigos e colegas, onde vocês poderão estar mais a vontade sem descontentar ninguém.

Certifique-se bem a cerca do número de convidados a comparecerem na sua festa de formatura e peça confirmação de presença, para que possa providenciar detalhes como o local, o cardápio, a decoração, etc. Sua festa de formatura deve ser um momento de prazer e comemoração, um dia inesquecível e vitorioso, que renova as esperanças e que irá abrir novos caminhos.

 

PARABÉNS !