ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS

Valsa, troca de vestidos, velas... Saiba um pouco mais sobre a história das festas de debutante.

 

Diversas pessoas insistem em dizer que passado só existe em museu. Contudo, cada vez mais, os jovens se dão conta de que conhecer a história é fundamental para se compreender o presente e o futuro. Quer dizer: só poderemos mudar o que não gostamos se conhecermos os "porquês" das coisas estarem como estão. Esta idéia vale tanto para grandes acontecimentos do mundo, como para momentos que mexem profundamente com nossas vidas: nosso aniversário de 15 anos, por exemplo. Afinal, você nunca teve curiosidade de saber a origem daqueles rituais que tornam uma festa de debutante tão especial e emocionante?

 

O baile de debutantes...

Surgiu em reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.

 

A valsa

A valsa que se tornou uma espécie de dança oficial de eventos sociais. A origem da valsa provoca inúmeras discussões entre estudiosos. Há os que juram de pé junto que a valsa surgiu na Itália do século XVI, mas a idéia mais aceita é que a dança tenha surgido entre os séculos XII e XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a valsa foi sinônimo de classe e elegância: os ingleses, por exemplo, a consideravam suja e imoral no século XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços. (fonte: Revista Noiva & Festa)

 

Solte sua imaginação e transforme sua festa num momento inesquecível à você e à seus convidados, afinal, 15 anos só se faz uma vez na vida.

 

Organize a Festa

Primeiramente, defina o estilo da festa que se adequa ao seu bolso. Após, procure um espaço adequado ao número de convidados, nem muito grande e nem apertado. O convite é muito importante, ele será uma prévia do clima da festa.Nós da VideoTronic, disponibilizamos: Dj, Vj, Telão, Laser de 3 cores que desenha, Máquina de Fumaça, Iluminação, Som, Repertório imenso de músicas (clipes) e brindes para os convidados. Não se esqueça da roupa, decoração do ambiente, floricultura, comes e bebes, fotografia e lembrancinhas.

 

Opções não faltam!

Existem festas para todos os gostos, desde convencional a alternativo.

Idéias de Temas: Festa a Fantasia, Festa de Gala, Festa de Carnaval, Festa Retrô (anos 50-60-70-80-90), Festa de época, Festa Hippie, Festa Árabe, Festa Caipira, Baile de Máscaras, Prêmio do Oscar, Personagens sósias de Hollywood, Clubber, etc.

 

Estilos Musicais - Nacionais e Internacionais: Instrumental, Romântico, axé, carnaval, samba, pagode, rock, MPB, funk, forró, sertanejo, country, flash back 50,60,70,80,90, eletrônica, dance, techno, black, house, pop, disco, rave, psy trance, drum’n’bass, jazz, bolero, valsa...

 

Venha nos visitar e monte sua festa

Cada debutante possui um jeito de ser, um estilo próprio, uma personalidade e isto é levado em consideração nos nossos trabalhos. Embora possam ocorrer mudanças, de acordo com as particularidades de cada festa, sugerimos o seguinte roteiro de cerimonial para 15 anos:

 

PRIMEIRA PARTE:

Este é o momento do coquetel ou jantar

a) Início: Recepção dos convidados ao som de música ambiente ou, o que torna o ambiente ainda mais elegante, é a variedade de vídeo clipes de músicas românticas e MPB que a VideoTronic possui.

 

SEGUNDA PARTE:

1 - Abertura realizada por um Mestre de Cerimônia

2 - Entrada do Cortejo (familiares)

3 - Entrada dos Príncipes para apresentação

4 - Entrada das Damas de Honra

5 - Entrada da Debutante com a Anunciação de Clarins Triunfais

6 - Recepção pelo seu Príncipe de Gala

7 - Entrega de uma jóia que pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente realizada pelo pai ou avô

8 - Troca do sapato (opcional)

9 - Passagem da boneca (opcional)

10- Telão (retrospectiva da vida da Debutante)

11 – Valsas

a) Primeira Valsa com o Pai

b) Segunda Valsa com avô – padrinho, irmão ou amigo, a depender da escolha da debutante

c) Terceira Valsa com seu Príncipe, para apagar as 15 velas

12 – Momento dos Parabéns

a) Corte do bolo

b) Brinde com champanhe

13 - Homenagens

a) Buquês (avós, madrinha, tias, “sogra”)

b) Arranjos de flores – músicas ou textos

14 -Entrega das lembrancinhas para os casais que dançaram a valsa

 

TERCEIRA PARTE:

Início do Baile ou melhor dizendo “Balada”

 

Músicas para sua festa

Clique aqui e ouça as músicas...